quarta-feira, 23 de outubro de 2013
PROFESSOR!!!
Que o “Mestre dos Mestres” lhe ensine que nas falhas e lágrimas se esculpe a sabedoria.
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Semana da criança!!!!
Ser Criança é ...
É aceitar o novo e desejar o máximo.
É acreditar no momento presente com tudo o que oferece.
É aprender a existir, é se sentir amada, pertencente, é poder acreditar que há futuro.
É aventura, é desafio.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
É esquecer um pouco das responsabilidades sem contudo ser irresponsável.
É gostar de casquinha de sorvete, de bolo de chocolate, de passar a ponta do dedo no merengue.
É inventar novas formas de ser criança.
É nascer de novo a cada dia...
É rir e brincar.
É sempre sorrir sempre estar aberto para o novo ser criança.
É ser artista.
É ser conquistador.
É ser herói.
É ser índio e cowboy.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco.
É ser o sonho, o futuro e a esperança.

É ser Inventor, poeta e escritor.
É ser protagonista.
É ter coragem de não ter medo.
É ter pouca paciência e muita pressa.
É tornar-se gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.
É viver intensamente o presente, não viver condicionado ao futuro nem ruminando o passado.

Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa, cheio de pipocas.
Ser criança é acreditar que tudo é possível.
Ser criança é acreditar, esperar, confiar.
Ser criança é adorar deitar na grama, ver figuras nas nuvens e criar histórias.
Ser criança é andar confiante por caminhos difíceis e desconhecidos na ânsia de desvendar mistérios.
Ser criança é aventura, é desafio...

Ser criança é estar em constante estágio de aprendizado, é querer buscar e descobrir verdades sem a armadura da dúvida.
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
Ser criança é gostar da brincadeira, do sonho, do impossível.
Ser criança é gostar de fantasias e acreditar nelas.
Ser criança é gostar de sentar na janela e detestar a hora de ir para a cama.
Ser criança é gostar do aconchego de um colo de mãe.
Ser criança é habitar no país da fantasia, viver rodeado de personagens imaginários.
Ser criança é cantar fora do tom e dar risadas se alguém corrige.
Ser criança é chorar sem saber porque.
Ser criança é colar o nariz na vidraça e espiar o dia lá fora.
Ser criança é começar a viver.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é detestar relógios e compromissos. É ter pouca paciência e muita pressa.
Ser criança é errar e não assumir o erro.
Ser criança é estar de mãos dadas com a vida na melhor das intenções.

Ser criança é misturar sorvete com televisão, computador com cheiro de flor, passarinho com goma de mascar, lágrimas com sorrisos.
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é perseguir a felicidade sem se importar com a idade.
Ser criança é poder dormir a hora que tiver vontade ou simplesmente ficar curtindo a cama num dia de frio.
Ser criança é querer ser feliz.
Ser criança é saber embrulhar desapontamentos e abrir caixinhas de surpresas.
Ser criança é saber nada e poder tudo.
Ser criança é ser capaz de perdoar e anestesiar
a dor com uma dose de sabedoria genuína e peculiar.
Ser criança é ser feliz com muito pouco.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é ter sempre uma pergunta na ponta da língua e querer muito todas as respostas.
Ser criança é ter um riso franco esparramado pelo rosto, mesmo em dia de chuva, é adorar deitar na grama, ver figuras nas nuvens e criar histórias.
É ser índio e cowboy.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco.
É ser o sonho, o futuro e a esperança.

É ser Inventor, poeta e escritor.
É ser protagonista.
É ter coragem de não ter medo.
É ter pouca paciência e muita pressa.
É tornar-se gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.
É viver intensamente o presente, não viver condicionado ao futuro nem ruminando o passado.

Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa, cheio de pipocas.
Ser criança é acreditar que tudo é possível.
Ser criança é acreditar, esperar, confiar.
Ser criança é adorar deitar na grama, ver figuras nas nuvens e criar histórias.
Ser criança é andar confiante por caminhos difíceis e desconhecidos na ânsia de desvendar mistérios.
Ser criança é aventura, é desafio...

Ser criança é estar em constante estágio de aprendizado, é querer buscar e descobrir verdades sem a armadura da dúvida.
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
Ser criança é gostar da brincadeira, do sonho, do impossível.
Ser criança é gostar de fantasias e acreditar nelas.
Ser criança é gostar de sentar na janela e detestar a hora de ir para a cama.
Ser criança é gostar do aconchego de um colo de mãe.
Ser criança é habitar no país da fantasia, viver rodeado de personagens imaginários.
Ser criança é cantar fora do tom e dar risadas se alguém corrige.

Ser criança é chorar sem saber porque.
Ser criança é colar o nariz na vidraça e espiar o dia lá fora.
Ser criança é começar a viver.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é detestar relógios e compromissos. É ter pouca paciência e muita pressa.
Ser criança é errar e não assumir o erro.
Ser criança é estar de mãos dadas com a vida na melhor das intenções.

Ser criança é misturar sorvete com televisão, computador com cheiro de flor, passarinho com goma de mascar, lágrimas com sorrisos.
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é perseguir a felicidade sem se importar com a idade.
Ser criança é poder dormir a hora que tiver vontade ou simplesmente ficar curtindo a cama num dia de frio.
Ser criança é querer ser feliz.
Ser criança é saber embrulhar desapontamentos e abrir caixinhas de surpresas.
Ser criança é saber nada e poder tudo.
Ser criança é ser capaz de perdoar e anestesiar

a dor com uma dose de sabedoria genuína e peculiar.
Ser criança é ser feliz com muito pouco.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é ter sempre uma pergunta na ponta da língua e querer muito todas as respostas.
Ser criança é ter um riso franco esparramado pelo rosto, mesmo em dia de chuva, é adorar deitar na grama, ver figuras nas nuvens e criar histórias.
Ser criança é, também, poder contar com um adulto, ao lado — como apoio e guia — que ensine a ter esperança e fé … É ainda saber ser o adulto que nunca esqueceu da criança que foi um dia… a criança que ainda vive no seu íntimo e que justifica e dignifica todos ostropeços que teve que enfrentar no seu dia-a-dia para aprender a ter fé e acreditar em si próprio e sentir-se forte o suficiente para criar asas e voar para a vida e assim ter o direito de viver, brincar, crescer, sonhar e realizar...

Blog Saltitando com as Palavras
A EBM ROMEU DE SISTI REALIZOU DIVERSAS ATIVIDADES PARA HOMENAGEAR NOSSAS CRIANÇAS:
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
CONCURSO DE DESENHO 2013 : RIO DOS QUEIMADOS E VOCÊ
As alunas Rafaela Storchi de Franceschi e Júlia Rodrigues da Silva juntamente com sua professora Roselei Datsch, tiveram seus lindos desenhos selecionados.Estes farão parte do calendário 2015 - QUEIMADOS VIVOS... Parabéns!!!!!
terça-feira, 8 de outubro de 2013
VIAGEM PARA AMETISTA DO SUL
Alunos da EBM Romeu de Sisti, juntamente com suas professoras realizaram no dia 30/10/2013 viagem de estudo para Ametista do Sul.
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente
PROJETO: MINIAGRONEGÓCIO
PROBLEMA
Como promover o desenvolvimento sustentável e ao mesmo
tempo satisfazer as necessidades humanas sem agredir, comprometer e
desrespeitar o Meio Ambiente?
JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento e a aplicação de projetos na
escola, oportunizam aos alunos a sua participação no processo ensino
aprendizagem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e
comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e da comunidade com a
sustentabilidade do planeta.
Partindo destes princípios os trabalhos
realizados pelo projeto foram focados em quatro pontos principais:
aproveitamento e valorização da água de chuva como recurso alternativo de
utilização como classe B (CONAMA nº 307); desenvolvimento da horta escolar; coleta
de resíduos orgânicos na escola para desenvolvimento de composteira e de
excrementos de animais na comunidade local para serem utilizados na horta atividades
teóricas e práticas de educação ambiental envolvendo entidades ambientais com
finalidade de promover e divulgar ações sustentáveis. Pequenas ações diárias fazem grandes diferenças para o
ambiente, pois, é preciso ultrapassar o limite
ambiental e atuar em outras áreas, como na econômica, consumindo
conscientemente, e na sociocultural, diminuindo as desigualdades.
Por meio deste projeto é possível propiciar
conhecimentos e habilidades que permitam aos alunos, descobrir, praticar e produzir
de forma adequada, ações conscientes de preservação e de manejo, bem como
noções de empreendedorismo, que venham a ser utilizados na comunidade local.
OBJETIVO GERAL
Difundir práticas
sustentáveis de produção, utilização de recursos e gestão para o meio rural,
aumentando assim, a capacidade de gestão local que implementem um modelo mais
prático e sustentável de desenvolvimento local.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Trabalhar a concentração,
socialização, iniciativa e criatividade.
- Implantar práticas
sustentáveis na escola, potencializando o aprendizado do aluno.
- Identificar e
promover atitudes sustentáveis em âmbito coletivo, incentivando cada indivíduo
a agir de acordo com elas.
- Desenvolver ações de sustentabilidade diárias que
acrescentem responsabilidade ao ambiente, apoiadas nos conteúdos trabalhados em
sala de aula.
- Envolver a comunidade escolar no projeto.
METODOLOGIA
Desde o ano dois mil e doze, a Escola Básica
Municipal Romeu de Sisti - Distrito de Planalto está desenvolvendo o Projeto
Miniagronegócio, abrangendo cisterna, compostagem e horta escolar, sob a
coordenação da Professora da disciplina de Matemática e da disciplina de
Ciências, com a colaboração dos demais professores e funcionários, envolvendo
os alunos da Educação Infantil a 8ª série do Ensino Fundamental, APP
(Associação de Pais e Professores) e empresas da comunidade.
A cisterna foi desenvolvida em agosto de
2009, em parceria com entidade ambientais locais e regionais e foi implantada
como recurso alternativo de reaproveitamento da água das chuvas para
abastecimento (tipo Classe B). Ela é utilizada no projeto, como recurso de
irrigação da horta.
Os restos de alimentos oriundos das sobras da
merenda escolar eram coletados para o aterro sanitário da cidade, atualmente, são
reaproveitados através da composteira.
Para a construção da composteira escolar,
foram recebidas doações, das empresas locais, de pneus usados, esses são
utilizados como pequenas composteiras individuais. Todos os dias letivos são
coletados os resíduos orgânicos, pesados e enterrados em proporção de 2:1 (para
cada quilo de alimentos são utilizados dois quilos de terra); em cada composteira
é distribuída uma camada de folhas secas, que ajudam a acelerar o processo de
compostagem, que leva, em média, 30 dias para completar-se.
Atualmente esta composteira gera a maior
parte do adubo utilizado na horta escolar. A construção da horta escolar
intensificou-se a partir da necessidade de material concreto para as aulas,
para trabalharem-se conteúdos em diversas disciplinas. A APP destinou os
recursos e mão de obra para a construção da horta (estufa). Os canteiros foram
separados com garrafas PET pelos alunos e preparados com adubo orgânico,
produzido na escola, e de doações dos pais e empresas da comunidade. Após o
preparo dos canteiros, foram plantadas as primeiras mudas de hortaliças, essas
provenientes de doações, feitas pelos alunos. Atualmente, as mudas são
produzidas, em sementeiras da escola, pelos alunos. Responsáveis também, pela
manutenção e gerenciamento de todo o projeto.
Os produtos cultivados são utilizados na
merenda escolar e comercializados na própria escola, por alunos, comunidade
escolar, professores, e funcionários da escola, onde o lucro é revertido em
viagens de estudo para os alunos, livros ou afins para facilitar a
aprendizagem.
O projeto oportunizou trabalhar os conteúdos
aplicados na prática, desenvolvendo o raciocínio lógico, operatório, coletividade,
responsabilidade e consciência ambiental, aspectos importantes para a formação
de um cidadão atuante e transformador para uma sociedade cada vez mais
sustentável.
NESTA ETAPA MUNICIPAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NOSSA ESCOLA FOI VENCEDORA, E REPRESENTARÁ O MUNICÍPIO NA ETAPA ESTADUAL.
Dia da FAMÍLIA NA ESCOLA...
Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos!
Sejam todos bem vindos ao nosso grande e esperado Dia da
Família na Escola.
A família não nasce pronta,
constrói-se aos poucos , e é o melhor laboratório de amor. Em casa, entre pais
e filhos, pode-se aprender a amar.
Neste dia aconteceram diversas apresentações, acompanhadas de muita pipoca e chimarrão....
VOCÊ
TAMBÉM É RESPONSÁVEL POR CONSTRUIR SUA FAMÍLIA.
NÃO
ESPERE CARINHO, AFETO, AMOR... OFEREÇA E CERTAMENTE SERÁ RETRIBUÍDO.
A Equipe Romeu de Sisti agradece a presença de todos.
A família não nasce pronta,
constrói-se aos poucos , e é o melhor laboratório de amor. Em casa, entre pais
e filhos, pode-se aprender a amar.
VOCÊ
TAMBÉM É RESPONSÁVEL POR CONSTRUIR SUA FAMÍLIA.
NÃO
ESPERE CARINHO, AFETO, AMOR... OFEREÇA E CERTAMENTE SERÁ RETRIBUÍDO.
A Equipe Romeu de Sisti agradece a presença de todos.
CONCÓRDIA AMBIENTAL
Nossa escola participou da 3ª edição do Concórdia Ambiental, que trás como tema "Consumo Sustentável". Nossos alunos apresentaram o projeto: MINIAGRONEGÓCIO que vem sendo desenvolvido pelas professoras Édina e Cleoni.
Assinar:
Postagens (Atom)



