sexta-feira, 4 de outubro de 2013

IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente


PROJETO: MINIAGRONEGÓCIO

PROBLEMA

Como promover o desenvolvimento sustentável e ao mesmo tempo satisfazer as necessidades humanas sem agredir, comprometer e desrespeitar o Meio Ambiente?

JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento e a aplicação de projetos na escola, oportunizam aos alunos a sua participação no processo ensino aprendizagem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e da comunidade com a sustentabilidade do planeta.
Partindo destes princípios os trabalhos realizados pelo projeto foram focados em quatro pontos principais: aproveitamento e valorização da água de chuva como recurso alternativo de utilização como classe B (CONAMA nº 307); desenvolvimento da horta escolar; coleta de resíduos orgânicos na escola para desenvolvimento de composteira e de excrementos de animais na comunidade local para serem utilizados na horta atividades teóricas e práticas de educação ambiental envolvendo entidades ambientais com finalidade de promover e divulgar ações sustentáveis. Pequenas ações diárias fazem grandes diferenças para o ambiente, pois, é preciso ultrapassar o limite ambiental e atuar em outras áreas, como na econômica, consumindo conscientemente, e na sociocultural, diminuindo as desigualdades.
Por meio deste projeto é possível propiciar conhecimentos e habilidades que permitam aos alunos, descobrir, praticar e produzir de forma adequada, ações conscientes de preservação e de manejo, bem como noções de empreendedorismo, que venham a ser utilizados na comunidade local.

OBJETIVO GERAL

Difundir práticas sustentáveis de produção, utilização de recursos e gestão para o meio rural, aumentando assim, a capacidade de gestão local que implementem um modelo mais prático e sustentável de desenvolvimento local.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Trabalhar a concentração, socialização, iniciativa e criatividade.
- Implantar práticas sustentáveis na escola, potencializando o aprendizado do aluno.
 - Identificar e promover atitudes sustentáveis em âmbito coletivo, incentivando cada indivíduo a agir de acordo com elas.
- Desenvolver ações de sustentabilidade diárias que acrescentem responsabilidade ao ambiente, apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula.
- Envolver a comunidade escolar no projeto.


METODOLOGIA

Desde o ano dois mil e doze, a Escola Básica Municipal Romeu de Sisti - Distrito de Planalto está desenvolvendo o Projeto Miniagronegócio, abrangendo cisterna, compostagem e horta escolar, sob a coordenação da Professora da disciplina de Matemática e da disciplina de Ciências, com a colaboração dos demais professores e funcionários, envolvendo os alunos da Educação Infantil a 8ª série do Ensino Fundamental, APP (Associação de Pais e Professores) e empresas da comunidade.
A cisterna foi desenvolvida em agosto de 2009, em parceria com entidade ambientais locais e regionais e foi implantada como recurso alternativo de reaproveitamento da água das chuvas para abastecimento (tipo Classe B). Ela é utilizada no projeto, como recurso de irrigação da horta.
Os restos de alimentos oriundos das sobras da merenda escolar eram coletados para o aterro sanitário da cidade, atualmente, são reaproveitados através da composteira.
Para a construção da composteira escolar, foram recebidas doações, das empresas locais, de pneus usados, esses são utilizados como pequenas composteiras individuais. Todos os dias letivos são coletados os resíduos orgânicos, pesados e enterrados em proporção de 2:1 (para cada quilo de alimentos são utilizados dois quilos de terra); em cada composteira é distribuída uma camada de folhas secas, que ajudam a acelerar o processo de compostagem, que leva, em média, 30 dias para completar-se.
Atualmente esta composteira gera a maior parte do adubo utilizado na horta escolar. A construção da horta escolar intensificou-se a partir da necessidade de material concreto para as aulas, para trabalharem-se conteúdos em diversas disciplinas. A APP destinou os recursos e mão de obra para a construção da horta (estufa). Os canteiros foram separados com garrafas PET pelos alunos e preparados com adubo orgânico, produzido na escola, e de doações dos pais e empresas da comunidade. Após o preparo dos canteiros, foram plantadas as primeiras mudas de hortaliças, essas provenientes de doações, feitas pelos alunos. Atualmente, as mudas são produzidas, em sementeiras da escola, pelos alunos. Responsáveis também, pela manutenção e gerenciamento de todo o projeto.
Os produtos cultivados são utilizados na merenda escolar e comercializados na própria escola, por alunos, comunidade escolar, professores, e funcionários da escola, onde o lucro é revertido em viagens de estudo para os alunos, livros ou afins para facilitar a aprendizagem.
O projeto oportunizou trabalhar os conteúdos aplicados na prática, desenvolvendo o raciocínio lógico, operatório, coletividade, responsabilidade e consciência ambiental, aspectos importantes para a formação de um cidadão atuante e transformador para uma sociedade cada vez mais sustentável.




 NESTA ETAPA MUNICIPAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL  PELO MEIO AMBIENTE NOSSA ESCOLA FOI VENCEDORA, E REPRESENTARÁ O MUNICÍPIO NA ETAPA ESTADUAL. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário