quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Os alunos da EBM Romeu de Sisti da turma do 6° ano nas matérias de Geografia e Ensino Religioso, realizaram um caça ao tesouro sobre os Direitos e Deveres da Criança e adolescente (ECA). A atividade se deu nas dependências da escola, aonde os alunos deveriam encontrar os seus deveres e direitos.Os mesmos estavam escondidos em diversos lugares.Para finalizar as atividades confeccionaram cartazes representando através de desenhos o significado de cada direito e dever estudado. Esta atividade fez parte do projeto do Ministério Publico, referente a Erradicação do Trabalho Infantil.

Atividade realizada pelo professor Juliano de Santi.








quarta-feira, 27 de maio de 2015

PROJETO DE LEITURA!!!

Aconteceu na sexta-feira, dia 22/05 na Escola Básica Municipal Romeu de Sisti do Distrito de Planalto a reapresentação do Projeto de Leitura que além das atividades já desenvolvidas em anos anteriores terá algumas novidades neste ano letivo. Para tornar este momento especial, criou-se um clima de suspense com os alunos através da propaganda literária nas salas de aula e pátio da escola, houve contação de histórias e apresentações culturais especialmente planejadas para este dia.
             “A criança que lê  e tem contato com a literatura desde cedo, é beneficiada em diversos sentidos: aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral”, relata a Gestora Escolar Andréia Schiavini.
            O Projeto de Leitura envolve todos os alunos desde a Educação Infantil, Séries Iniciais e  Finais do Ensino Fundamental, professores, funcionários e pais através da “sacola de leitura familiar”, pois entendemos que também o ambiente familiar tem grande responsabilidade na formação do futuro leitor.
            Para a Auxiliar de Biblioteca Alexandra Matiolo a biblioteca deve ser o “coração” da escola, defende que é por meio da leitura, que a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores”. Por isso, nos últimos anos a APP -Associação de Pais e Professores vem intensificando os investimentos para tornar este espaço mais atrativo, com melhorias  na infra-estrutura e na aquisição de novas obras literárias.
            As aulas de leitura contam com cronograma especial com paradas quinzenais para leitura envolvendo toda a escola, nos dias que antecedem as paradas acontecerão propaganda de incentivo a leitura em todas as salas de aula. Para a professora de língua portuguesa Daiane Curioletti “a propaganda é uma forma de motivá-los e lembrá-los da parada de leitura.”
            Como meio de chamar a atenção e ressaltar a importância da leitura a escola também  adquiriu um carrinho que será utilizado para a distribuição  de jornais, revistas, livros, gibis, charges entre outros materiais de leitura nas salas de aula. Nosso objetivo ao inovar a cada ano o projeto é criar o gosto pela leitura e elevar  o índice de alunos  leitores  da Unidade Escolar.













































quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PROFESSOR!!!

Que o “Mestre dos Mestres” lhe ensine que nas falhas e lágrimas se esculpe a sabedoria.
Que o “Mestre da Sensibilidade” lhe ensine a contemplar as coisas simples e a navegar nas águas da emoção.
Que o “Mestre da Vida” lhe ensine a não ter medo de viver e a superar os momentos mais difíceis da sua história.
Que o “Mestre do Amor” lhe ensine que a vida é o maior espetáculo no teatro da existência.
Que o “Mestre Inesquecível” lhe ensine que os fracos julgam e desistem, enquanto os fortes compreendem e têm esperança.
Não somos perfeitos. Decepções, frustrações e perdas sempre acontecerão.
Mas Deus é o artesão do espírito e da alma humana. Não tenha medo.
Depois da mais longa noite surgirá o mais belo amanhecer.
Espere-o.

Augusto Cury

A EBM Romeu de Sisti parabeniza todos os professores da rede municipal , em especial aos seus professores que contribuem diariamente no processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos, APP, Conselho Deliberativo e Direção.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Semana da criança!!!!


Ser Criança é ...

É aceitar o novo e desejar o máximo.

É acreditar no momento presente com tudo o que oferece.

É aprender a existir, é se sentir amada, pertencente, é poder acreditar que há futuro.

É aventura, é desafio.

É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

É esquecer um pouco das responsabilidades sem contudo ser irresponsável.

É gostar de casquinha de sorvete, de bolo de chocolate, de passar a ponta do dedo no merengue.


É gostar de quem olha no olho e fala baixo.

É inventar novas formas de ser criança.

É nascer de novo a cada dia...

É rir e brincar.

É sempre sorrir sempre estar aberto para o novo ser criança.

É ser artista.

É ser conquistador.

É ser herói.

É ser índio e cowboy.

É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco.

É ser o sonho, o futuro e a esperança.



É ser Inventor, poeta e escritor.

É ser protagonista.

É ter coragem de não ter medo.

É ter pouca paciência e muita pressa.

É tornar-se gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.

É viver intensamente o presente, não viver condicionado ao futuro nem ruminando o passado.


Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras.

Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa, cheio de pipocas.

Ser criança é acreditar que tudo é possível.

Ser criança é acreditar, esperar, confiar.

Ser criança é adorar deitar na grama, ver figuras nas nuvens e criar histórias.

Ser criança é andar confiante por caminhos difíceis e desconhecidos na ânsia de desvendar mistérios.

Ser criança é aventura, é desafio...


Ser criança é estar em constante estágio de aprendizado, é querer buscar e descobrir verdades sem a armadura da dúvida.

Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.

Ser criança é gostar da brincadeira, do sonho, do impossível.

Ser criança é gostar de fantasias e acreditar nelas.

Ser criança é gostar de sentar na janela e detestar a hora de ir para a cama.

Ser criança é gostar do aconchego de um colo de mãe.

Ser criança é habitar no país da fantasia, viver rodeado de personagens imaginários.

Ser criança é cantar fora do tom e dar risadas se alguém corrige. 

Ser criança é chorar sem saber porque.

Ser criança é colar o nariz na vidraça e espiar o dia lá fora.

Ser criança é começar a viver.

Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.

Ser criança é detestar relógios e compromissos. É ter pouca paciência e muita pressa.

Ser criança é errar e não assumir o erro.

Ser criança é estar de mãos dadas com a vida na melhor das intenções.


Ser criança é misturar sorvete com televisão, computador com cheiro de flor, passarinho com goma de mascar, lágrimas com sorrisos.

Ser criança é olhar e não ver o perigo.

Ser criança é pedir com os olhos.

Ser criança é perseguir a felicidade sem se importar com a idade.

Ser criança é poder dormir a hora que tiver vontade ou simplesmente ficar curtindo a cama num dia de frio.

Ser criança é querer ser feliz.

Ser criança é saber embrulhar desapontamentos e abrir caixinhas de surpresas.

Ser criança é saber nada e poder tudo.

Ser criança é ser capaz de perdoar e anestesiar 
a dor com uma dose de sabedoria genuína e peculiar.

Ser criança é ser feliz com muito pouco.

Ser criança é sorrir e fazer sorrir.

Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.

Ser criança é ter sempre uma pergunta na ponta da língua e querer muito todas as respostas.

Ser criança é ter um riso franco esparramado pelo rosto, mesmo em dia de chuva, é adorar deitar na grama, ver figuras nas nuvens e criar histórias.

Ser criança é, também, poder contar com um adulto, ao lado — como apoio e guia — que ensine a ter esperança e fé … É ainda saber ser o adulto que nunca esqueceu da criança que foi um dia… a criança que ainda vive no seu íntimo e que justifica e dignifica todos ostropeços que teve que enfrentar no seu dia-a-dia para aprender a ter fé e acreditar em si próprio e sentir-se forte o suficiente para criar asas e voar para a vida e assim ter o direito de viver, brincar, crescer, sonhar e realizar...

Ser Criança é . . .
Fonte: Pesquisa livre na internet
Blog Saltitando com as Palavras

A EBM ROMEU DE SISTI REALIZOU DIVERSAS ATIVIDADES PARA HOMENAGEAR NOSSAS CRIANÇAS: