A EBM Romeu de Sisti situada em Planalto, faz uma homenagem ao homem do campo abordando o Resgate Histórico da Agricultura, prática significativa da economia em nossa região.
Quando os
primeiros Imigrantes aqui chegaram, a mata era uma exuberante barreira que se
erguia por toda a extensão. Mas as palavras que se ouviam eram sobre a
exploração, e dependia-se dela para fortalecer a agricultura. “Matas queimadas,
ferro na construção das ferrovias, brigas por posses e sucesso”. Tudo em nome
do Progresso, as riquezas naturais de nossa terra se revelaram promissoras, com a
colonização de exploração dos recursos naturais e com a mão de obra dos nossos
antepassados foi possível expandir a prática e aprimoramento da agricultura.
Nesta época o desbravamento foi necessário para o progresso da região.
A agricultura
no Brasil é, historicamente,
umas das principais bases da economia do país e teve
grande transformação com o processo de modernização industrial nos anos 60 e
70, devido à utilização de máquinas e implementos agrícolas. Todo esse processo
de mecanização do campo melhorou a qualidade de vida dos agricultores
brasileiros. O trabalho tornou-se menos árduo e em menos tempo o agricultor
produzia mais. A invenção e o uso da máquina permitiram o aumento da
produtividade. São os agricultores os responsáveis pelo importante processo de
produção de alimento, o preparo do solo para o plantio, o cuidado com a
lavoura, a colheita dos frutos. Dessa forma, o valor do trabalho do agricultor
deve ser ensinado às nossas crianças, para que elas não cresçam pensando que
leite e ovos saem das caixinhas e, que o arroz e feijão vêem das prateleiras
dos supermercados.
Os agricultores merecem o
nosso respeito, trabalhadores que muito se esforçam na luta por melhorias no
campo, sempre em busca de novas alternativas para o aumento da produtividade.
Mulheres, homens e jovens que dia após dia enfrentando todas as adversidades,
cultivando suas terras, produzindo, gerando empregos e riquezas, vão
construindo em silêncio a grandeza do nosso povo. Agricultores que buscam
conhecimento para aprimorar o trabalho, que se unem para enfrentar as
dificuldades, buscam apoio, fazem diferente. Não se deixam abater pelos
problemas , ao contrário, seguem em frente no caminho do progresso. É do suor
desses heróis anônimos que sai a energia que movimenta os mais variados
segmentos da economia. Graças a eles temos alimentos em nossas mesas. A nossa
valorização, reconhecimento e gratidão a todos os que cultivam da terra o pão
nosso de cada dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário