terça-feira, 10 de setembro de 2013

Desfile Cívico - 7 de setembro


 A EBM Romeu de Sisti situada em Planalto, faz uma homenagem ao homem do campo abordando o Resgate Histórico da Agricultura, prática significativa da economia em nossa região.

Quando os primeiros Imigrantes aqui chegaram, a mata era uma exuberante barreira que se erguia por toda a extensão. Mas as palavras que se ouviam eram sobre a exploração, e dependia-se dela para fortalecer a agricultura. “Matas queimadas, ferro na construção das ferrovias, brigas por posses e sucesso”. Tudo em nome do Progresso, as riquezas naturais de nossa terra se revelaram promissoras, com a colonização de exploração dos recursos naturais e com a mão de obra dos nossos antepassados foi possível expandir a prática e aprimoramento da agricultura. Nesta época o desbravamento foi necessário para o progresso da região.
A agricultura no Brasil é, historicamente, umas das principais bases da economia do país e teve grande transformação com o processo de modernização industrial nos anos 60 e 70, devido à utilização de máquinas e implementos agrícolas. Todo esse processo de mecanização do campo melhorou a qualidade de vida dos agricultores brasileiros. O trabalho tornou-se menos árduo e em menos tempo o agricultor produzia mais. A invenção e o uso da máquina permitiram o aumento da produtividade. São os agricultores os responsáveis pelo importante processo de produção de alimento, o preparo do solo para o plantio, o cuidado com a lavoura, a colheita dos frutos. Dessa forma, o valor do trabalho do agricultor deve ser ensinado às nossas crianças, para que elas não cresçam pensando que leite e ovos saem das caixinhas e, que o arroz e feijão vêem das prateleiras dos supermercados.
 Os agricultores merecem o nosso respeito, trabalhadores que muito se esforçam na luta por melhorias no campo, sempre em busca de novas alternativas para o aumento da produtividade. Mulheres, homens e jovens que dia após dia enfrentando todas as adversidades, cultivando suas terras, produzindo, gerando empregos e riquezas, vão construindo em silêncio a grandeza do nosso povo. Agricultores que buscam conhecimento para aprimorar o trabalho, que se unem para enfrentar as dificuldades, buscam apoio, fazem diferente. Não se deixam abater pelos problemas , ao contrário, seguem em frente no caminho do progresso. É do suor desses heróis anônimos que sai a energia que movimenta os mais variados segmentos da economia. Graças a eles temos alimentos em nossas mesas. A nossa valorização, reconhecimento e gratidão a todos os que cultivam da terra o pão nosso de cada dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário