segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PRÉ-JORNADINHA


PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA EBM ROMEU DE SISTI


Os alunos do 4° ano e sua professora Simone Lazarotto estão participando da Pré-Jornadinha e o livro escolhido pela turma foi: O ALVO, de Ilan Brenman, para efetivar sua participação a turma desenvolveu diversas atividades:

    Em um primeiro momento foi apresentado aos alunos o tema da 15° Jornada de Literatura e da 7° Jornadinha Nacional de Literatura, “Leituras jovens do mundo”, onde conversamos sobre o tema e tiramos algumas conclusões.Ouvimos a música tema da jornada “Leituras” de Paulo Becker e Humberto Gessingel, fizemos uma breve interpretação da letra.Em outro momento, cada aluno recebeu uma folha com o desenho de um círculo em posições diferentes, foi solicitado que a partir deste círculo, criassem um desenho livre que tivesse algum significado para eles, pois, teriam que contar a história do seu desenho, sem esquecer-se de dar um título. Fiquei surpresa com a apresentação e a criatividade da maioria. Essas atividades foram expostas em um mural na escola, e algumas serão enviadas como registro dessa atividade.Na sequência, contei a história do livro O alvo, de Ilan Brenman, onde conversamos sobre a história, entendendo de onde o professor tirava as histórias que se encaixavam com o momento que cada pessoa estava vivendo. Assistimos o filme Rango, dirigido por Gore Verbinski. Os alunos adoraram esse filme, pois salientou a importância da água para todos os seres vivos, assunto que também está sendo trabalhado no momento. Conversamos sobre qual era o alvo de Rango no começo do filme,quando era um camaleão de cativeiro, e o que aconteceu quando ele sofreu o acidente. Questionei se depois que ele chega à Vila Poeira o alvo dele muda e qual o alvo das pessoas que vivem em Vila Poeira. Trabalhei também a linguagem usada pelos personagens e o significado de algumas frases importantes retiradas do filme.Imprimi um resumo do filme com alguns questionamentos para os alunos responderem e também a imagem dos personagens principais para eles colorirem.
Em outro momento ouvimos alguns sons da natureza (barulho de chuva, vento, canto de pássaros, etc.) e ruídos urbanos (ronco de motores, buzinas, sirenes, etc.). Dividi os alunos em grupos onde deveriam criar uma história em quadrinhos a partir dos sons que estavam ouvindo, utilizando onomatopéias para representar os sons emitidos por cada coisa.
Depois cada grupo apresentou sua história. Além disso, pesquisamos a biografia do autor Ilan Brenman, bem como de outros autores que estarão na Jornadinha e as principais obras de cada um.












Nenhum comentário:

Postar um comentário